O mundo por aqui tem estado rodopiante - nas melhores voltas. E o de vocês? É engraçado escrever em português num ambiente que mistura tantas vozes - mas então, é uma voz que ouvem alguns, multiplicantes, e talvez outros tentem decifrar.
Entre voos e cotidianos, sempre me interessei por política. Só que, diferentemente do que pensam alguns, política não se faz só com políticos, nem com notícias e tantos dissabores proporcionados por elas. O efeito incômodo, dentre outras coisas, é pior certamente quando somente recebemos passivamente "notícias" e as tratamos como algo relativamente distante das nossas vidas. Para mapear e começar a entender contextos mais amplos, teoria política é algo sensacional de se estudar. A começar pela possibilidade de ir descobrindo outros e diferentes modos de lidar com o poder, outros sistemas, pensamentos e realidades.
No sentido prático, há hoje muitas discussões e movimentações ocorrendo nesse campo, digo localmente, em grande parte devido ao momento de transição de governo e as novidades, nem sempre críveis, que não param de aparecer. Em um post anterior, "Coletivos e redes locais", tentei mencionar algumas das organizações, redes e grupos de pessoas que emergiram nos últimos anos e que têm desenvolvido trabalhos muito interessantes entre cultura, tecnologia e a perspectiva de transformação social. A ideia era e ainda é tentar aproximar essas pessoas e o diálogo sobre iniciativas em torno desses temas no Brasil do resto da comunidade do Memefest.
A questão que ficou pairando, no entanto, é que parece ser preciso antes pensar modos de unir (ainda) mais essas discussões localmente. E também difundir mais por aqui as ideias em torno do conceito de comunicação radical, que podem às vezes parecer difusas. Uma comunidade global é necessariamente plural e é maravilhoso que o seja. E ela cresce quanto mais ideias podem circular e quando pessoas de diferentes rumos e bagagens se unem em torno de projetos ou simplesmente discussões comuns. E isso é uma coisa que podemos começar a fazer.
Acabo de ler, então, um post sobre o MEMEFEST LATINOAMERICA e fico animada. Aqui: http://www.memefest.org/en/profile/milenag/blogs/2010/9/memefest-latinoamrica/ É um chamado para uma aproximação, e creio que não só o background histórico, mas também o portuñol pode ser uma via comum...
Comments
To comment, please create a Memefest account, it will take you only 2 minutes!
Login here if you already have one.