Festival Community
This website is using cookies to. By clicking 'OK', you agree with our cookie policy. More about this.
OK
in collaboration with
rebel:art

Memefest 2012: o tema é DÍVIDA

1

Eis aqui. Depois de uma longa espera, assistindo a movimentos de ocupações críticas e criativas pela cidade e pelo mundo, experimentos diversos em meio a dificuldades, denúncias e entusiasmos... Enfim, chega com as águas de março a notícia de que foram divulgadas as diretrizes para a Competição Participativa do Memefest 2012.

Para quem acompanha também as publicações do blog em inglês, os ventos já sopravam nessa direção: movimento 'Occupy', regimes de crédito, crise do capitalismo global. Aos poucos, o cenário se delineia. E há aqui um espaço para discutir ideias, conectar com mundos e pessoas a um só tempo distantes e tão próximas.

Em breve serão também traduzidas as diretrizes detalhadas de cada categoria desta edição. Por ora, segue abaixo uma versão em português do texto publicado pelo Oliver Vodeb, apresentando o tema:

**


Não se pode evitar uma ideia quando chega sua hora!

Essas palavras expressam a natureza do atual movimento global contra o domínio do dinheiro sobre a vida. Elas pertencem às pessoas, aos 99% que estão trazendo essas questões urgentes e fundamentais para as ruas, a mídia, as consciências coletivas e para os debates em praça pública (literalmente); para as escolas, universidades, empresas, lares, discussões privadas e até mesmo relacionamentos.

Essas palavras também expressam algo mais. Falam sobre um estado de espírito, um foco e uma articulação concisa do problema. A ideia de que a hora chegou se refere a três coisas. Primeira: intervenções que criam uma ruptura na ordem das coisas com o objetivo de redefinir nossos campos de experiência, e a relação que estabelecemos entre ser, fazer e dizer. Segunda: diálogo. Terceira: a criação de novas instituições sociais emancipatórias.

Se a comunicação e a arte irão desempenhar um papel relevante na formação de um futuro digno de ser vivido, precisamos então redirecionar, reinventar e imaginar a nossa própria compreensão e o modo como pensamos, teorizamos e praticamos ambos. O tema “dívida”, escolhido para essa edição do Memefest, não representa somente uma oportunidade de fazê-lo, mas também uma responsabilidade urgente.

Milhões de pessoas têm suas vidas vinculadas e restritas por dívidas, ficando efetivamente escravizados por elas no seu cotidiano. No entanto, viver endividado se tornou algo naturalizado e corriqueiro. A dívida se tornou o mecanismo primordial de transferência de poder das pessoas para os 1% (a parcela mais rica da população que controla todo o fluxo de capital no mundo). Mesmo assim, esse mecanismo raramente é questionado. Pelo contrário, foi convertido em uma obrigação moral amparada culturalmente. É motivo de embaraço e, portanto, não se fala no assunto. O seu poder reside na sua normalidade violenta.

Recuando um passo e observando ao movimento global 'Occupy' à distância, fica claro que precisamos aprofundar mais. Precisamos criar estratégias de compreensão e modos de conhecer que vão além dos limites institucionais, culturais e pragmáticos dos campos profissionais do saber. Esses processos já vêm ocorrendo com grande intensidade ao redor do mundo, e, com o Memefest e atividades relacionadas, temos procurado contribuir com ele ao longo do tempo. Desta vez, colocando o foco sobre a questão do endividamento das pessoas e das populações, e unindo-se ao debate global que vem ocorrendo em muitos campos e esferas, a intenção é que possamos fortalecer essa participação.

Responda à nossa chamada na Competição Participativa do Memefest 2012. O tema desse ano é DÍVIDA (Debt). Os detalhes estão disponíveis no link a seguir (por enquanto, em inglês): www.memefest.org/en/competition/intro/

O prazo para o envio de trabalhos é 20 de maio. Publicaremos mais em breve. Agora, é a sua vez.

Com Amor, Conflito e Imaginação,

Oliver-Memefest Kolektiv

Comments

To comment, please create a Memefest account, it will take you only 2 minutes!
Login here if you already have one.

ABOUT OPENBLOG

Open blog is a collective blog agregator.  Posts that can be read and viewed here have been originally posted by members of the Memefest community.

While members of the community  are able to check blog posts from the circle of their comrades within the on-line profile, this is the place where you are able to check on everything that has been bloged by anyone on this platform. The toppics and styles are diverse as this community consists of people from very different cultural, social backgrounds and also very different fields of expertice. Together- and through time- we hope – this gives us a good picture of radical communication culture.