Workshop: comunicação socialmente sensível | inesnin's blogpost @ Memefest
Festival Community
This website is using cookies to. By clicking 'OK', you agree with our cookie policy. More about this.
OK

inesnin

RESEARCHER   +   ARTIST   +   OUTSIDE_OF_CLASIFICATIONS

Workshop: comunicação socialmente sensível

Não foi uma decisão fácil. Muitos participantes enviaram bons trabalhos para o festival desse ano. Dentre esses, os mentores do workshop - Oliver Vodeb, Tony Credland, Sandy Kaltenborn, Shoaib Nabi, Alain Bieber e Jason Grant - tiveram a difícil tarefa de escolher quais seriam convidados para Nijmegen, Holanda, em junho desse ano. Os critérios para participação no workshop de comunicação socialmente sensível foram:

1. diálogo multicultural entre os participantes
2. presença de participantes oriundos de locais não-privilegiados
3. presença forte de teoria e prática entre os participantes
4. mistura de diferentes modos de abordar a comunicação visual
5. envolvimento atual/anterior na comunidade Memefest
6. relevância do trabalho enviado perante o tema do festival 2011
7. envolvimento dos participantes com diferentes níveis de conhecimento - do experiente ao iniciante

Os participantes da competição desse ano contemplados pelo nosso prêmio especial e que serão convidados a ir para a Holanda são:

Anja Groten (Holanda), Darija Medic (Iugoslávia), Karin Grigoryan (Armênia), Tamara Djordjević (Iugoslávia), Mathieu Tremblin (França), Niloufar Tajeri (Alemanha), Gal Kirn (Eslovênia), Scott Townsend (EUA), Christian Zoellner (Alemanha), Paolo Cirio (Itália), Alana Hunt (Austrália), Jody Boehnert (Reino Unido), Vladimir Turner (República Tcheca), Monika Klobčar (Eslovênia), Simon Perčič (Eslovênia), Gavin Grindon (Reino Unido), Sarah Dugan (Canadá), Giada Totaro (Itália), Jovana Cvetićan (Iugoslávia) e group_5 (Emirados Árabes Unidos).

Infelizmente, dessa vez não tivemos nenhum brasileiro entre os selecionados. É importante lembrar que isso não se deve necessariamente à qualidade dos trabalhos enviados, mas ao fato de os trabalhos e seus autores se enquadrarem ou não no perfil esperado para os participantes desse workshop. O foco é sobretudo comunicação visual, ou design, além dos quesitos já explicitados acima. Mas, e afirmo isso com a convicção do potencial que o Memefest tem de se expandir nos países de língua portuguesa, e não só no Brasil: não desanimem! Logo logo anunciaremos os próximos passos do Memefest Brasil, e há planos interessantes em vista. Vale ainda lembrar que, caso algum participante não possa comparecer, a lista dos selecionados será atualizada, podendo aparecer novos nomes. Novidades como essa poderão ser divulgadas nas próximas semanas.

Como é possível ver nas publicações relacionadas abaixo (em inglês), esse é um workshop muito especial. Nele serão tematizados a conceitualização e o design de mapas para visualizar e articular textualmente a diferença entre a comunicação socialmente sensível e a problemática prática do "marketing social".

Para saber mais sobre comunicação socialmente sensível, confira:

"Memefest awards - mapping socially responsive communication workshop" > http://www.memefest.org/pt/memeblog/2011/01/memefest-awards-mapping-socially-responsive-communication-workshop/

"Mapping socially responsive communication workshop - experimental geography" > http://www.memefest.org/en/memeblog/2011/01/mapping-socially-responsive-communication-workshop-experimental-geography/

Trata-se de uma reflexão interessantíssima baseada no conceito de 'geografia experimental', que Trevor Paglen trata nesse artigo http://www.brooklynrail.org/2009/03/express/experimental-geography-from-cultural-production-to-the-production-of-space (em inglês, mas muito recomendado!)

No mais, vale conferir o site do festival Oddstream [ http://www.oddstream.org/?lang=en - em inglês ], parceiro do Memefest, que está programado para junho desse ano na Holanda. Lá, teremos o workshop aqui mencionado, palestras inspiradoras e uma grande exposição dos trabalhos contemplados no Memefest 2010-11! Isso significa que, mesmo que você não tenha sido selecionado para ir até lá, pessoas do mundo todo poderão ver seus trabalhos, caso você tenha sido um dos vencedores do prêmio. Não tenho certeza absoluta se todos os trabalhos vencedores estarão incluídos, embora seja isso o previsto. Uma lista dos trabalhos expostos recentemente em Ljubjlana, Eslovênia, pode ser conferida aqui http://www.memefest.org/pt/memeblog/2011/03/demonstrating-relevance-response-ability-memefest-exhibition-in-ljubljana/ (a equipe geral do Memefest lembra que essa exposição foi limitada pelos quesitos espaço e orçamento).

Cabe aqui lembrar que uma gama bem maior de trabalhos, de todos os anos do Memefest até hoje (isto é, de 2002 a 2011), foi publicada há pouco tempo no livro "Demonstrating Relevance", organizado por Oliver Vodeb e Nikola Janović. Mais sobre o livro aqui http://www.memefest.org/demonstratingrelevance/en/

Todos os trabalhos selecionados ao longo dos anos do festival também estão disponíveis em nosso arquivo aqui no site, basta explorar!

Comments

To comment, please create a Memefest account, it will take you only 2 minutes!
Login here if you already have one.

inesnin
ABOUT ME

Username

inesnin


Name

i n


Country

Brazil


Website

http://inesnin.net/


COMRADES